domingo, 20 de abril de 2008

Administração: Ciência ou Arte?

As Organizações existem para cumprir os objetivos que os indivíduos isoladamente não podem alcançar. Devido às suas limitações físicas, biológicas ou psíquicas, o homem tem necessidade de cooperar com outros homens para, em conjunto, alcançar objetivos. Classificar a Administração como ciência ou técnica, fica a critério de cada autor. Quem a define como arte: de dirigir uma empresa e tomar decisões, realizará estudos e descrições diferentes daqueles que a definem como ciência ou técnica.A teoria geral da Administração recebeu influências de vários filósofos , desde os egípcios, há mais de 4000 anos A.C., passando por Moisés, Confúcio, Platão, Aristóteles, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rosseau, e mais recentemente: Karl Marx, Max Weber, James D. Mooney, Theo Hoimann, Taylor, Fayol, Ford, Mayo, Koontz, e O’Donnel, Peter F. Drucker, e de tantos outros que se dedicam à ciência da Administração e nos legam princípios e postulados que tornam possível uma evolução científica nesta área do conhecimento humano. Onde quer que a cooperação de indivíduos para alcançar um ou mais objetivos comuns se torne organizada e formal, o componente essencial e fundamental nessa associação é a Administração.

*fonte: http://joaniceoliveira.blogspot.com/

Teoria das Relações Humanas














A teoria das relações humanas tem suas origens nos Estados Unidos, como resultado das experiências de Elton Mayo, denominadas Experiências de Hawthorne. Originaram-se quando Mayo percebeu a necessidade de tornar a administração mais humana e democrática e quando as ciências humanas influenciaram as organizações.

Experiência de Hawthorne
Em 1927, Elton Mayo coordenou uma experiência numa empresa de equipamentos e componentes telefônicos, chamada Western Eletric Company, onde percebeu que os trabalhadores eram conduzidos pela fadiga, excesso de trabalho, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal, causas da má condição do local de trabalho. A experiência foi dividida em fases e com essa concluiram que o nível de produção é determinado pela expectativa do grupo, pelos benefícios cedidos pela organização, como intervalos de descanso e refeições durante esses e sábado livre. Os trabalhadores esperavam ser reconhecidos, compreendidos e aceitos e produziam mais quando estavam entre seu grupo informal.


sexta-feira, 11 de abril de 2008

A obra de Taylor

Frederick Winslow Taylor(1856-1915) nasceu na Filadélfia(EUA) e foi fundador da Administração Científica.

O primeiro período de Taylor baseou-se na análise das tarefas de cada operário, de seus movimentos e do processo de trabalho.

Taylor expõe neste período os objetivos da Administração, como o pagamento de melhores salários, redução dos custos da produção e a padronização.

O 2º período caracterizou-se pela racionalização do trabalho operário, especialização e pelos princípios do planejamento, preparo, controle e execução.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Administração Científica

Esse vídeo mostra os primórdios dos príncipios científicos aplicados à administração, mostra os princípios básicos da obra de Taylor e sua inovadora administração científica.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Inauguração


Este blog inaugura a vida estudantil administrativa de alguns alunos do Cefet-MG. Ele vai demonstrar ao longo do tempo, o real sentido da administração em nossas vidas e como esta se enquadra nas diversas situações cotidianas e empresariais.